[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Nova Série - Dúvidas



Foto: Marcelo Scandaroli


Manta de Subcobertura



Gostaria de colocar manta de subcobertura em um telhado que já está pronto. Esse telhado é feito de telhas cerâmicas e estrutura metálica. Como não quero retirar as telhas para colocar a manta (é um telhado grande, seria trabalhoso e oneroso), gostaria de saber se posso colocar a manta logo abaixo da estrutura e, por baixo dela, um forro de gesso.

Izabel Santana , por e-mail


Leia a reportagem completa da Revista Equipe de Obra clicando AQUI



A manta de subcobertura deve ser colocada sob as telhas, seguindo as recomendações do fabricante. Assim, colocá-la sob a estrutura não seria uma opção adequada, pois as funções inerentes à mesma não serão exercidas a contento. 

Nesse sentido, podemos afirmar que o ônus de remoção das telhas poderá ser amenizado pela eliminação do forro que seria construído, uma vez que a subcobertura será aplicada da maneira correta. 

É bom lembrar que serviços de reforma e recuperação de telhados devem ser programados para os períodos de seca. Durante a estação das chuvas, devem ser executados apenas reparos emergenciais localizados. 

Todavia, se o objetivo for apenas melhorar o desempenho térmico da cobertura, a manta poderá ser aplicada sob a estrutura.


Anderson Correa Teixeira, engenheiro do departamento de engenharia e custos da Editora PINI.




                 Foto: Daniel Beneventi









Fonte: Revista Equipe de Obra



Comentários