Segurança

Segurança e saúde nas obras

Reproduzimos aqui parte de um excelente artigo da Revista Equipe de Obra na coluna Certo e Errado, para ler a reportagem completa visite o site da revista no link abaixo.
www.equipedeobra.pini.com.br

Foto: Marcelo Scandaroli
Certo

Quedas sofridas durante trabalhos realizados em altura estão dentre as principais causas de morte na construção civil. Por isso, o colega da foto acerta ao usar cinto de segurança preso à linha de vida, além dos sempre indispensáveis capacete, luvas e óculos de segurança. É importante lembrar que o operário precisa ser devidamente capacitado a operar balancim.






Errado
Foto: Marcelo Scandaroli

Num andaime improvisado desses, com tábuas soltas, não haveria EPI que salvasse o operário no caso de uma queda. Nunca é demais lembrar: trabalho em altura exige, além de plataforma de trabalho adequada à NR-18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil, o uso de, pelo menos, capacete, luvas e botas de segurança. A depender do serviço a ser executado, outros itens podem ser necessários.


Foto: Marcelo Scandaroli


Certo
Para reduzir o risco de acidentes, o uso de serra circular exige que o operário esteja usando os equipamentos de proteção individual (EPIs) pertinentes, como luvas, máscara de proteção para o rosto, calçados de segurança e capacete. Também é indispensável atentar para a instalação elétrica provisória, que deve obedecer aos requisitos da NR-18.









Foto: Marcelo Scandaroli








Errado
Como o cimento é alcalino, é preciso proteger a pele do contato direto com os materiais em sua composição, como argamassas e concreto. Caso contrário, especialmente quando a exposição é recorrente, é grande a chance de desenvolver dermatites e alergias, com risco de infecção.



Fonte: Revista Equipe de Obra


*O objetivo da revista é orientação por meio de imagens.


Comentários