[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Dá para aproveitar os materiais depois da pintura?

Dá para aproveitar os materiais depois da pintura?

Como conservar os materiais quando a pintura acaba.

Muita gente pensa que rolos, trinchas, broxas, bandejas, etc são descartáveis. Ledo engano!! Se tivermos certos cuidados, dá para aproveitar os materiais depois da pintura. e ainda usá-los numa próxima vez se bem guardados.


Pincéis e Trinchas

O ideal é que logo após o uso, seja retirado todo excesso de tinta ou outro produto que esteja usando com papel toalha, jornal, pano velho, trapo ou o que tiver, o importante é limpar! 

Lave-os em água corrente (caso esteja usando tintas a base de água) ou aguarrás (se estiver usando tintas a base de solvente tipo esmalte sintético).

OBS: Lembre-se que se estiver usando um produto diferenciado como tinta epóxi por exemplo, use diluente para epóxi para a limpeza.

Feito isso, tire o excesso de água ou diluente e lave muito bem em água corrente com detergente ou sabão neutro.

Após a lavagem, seque os pelos muito bem certificando-se de estarem lisos e secos.

Acondicione num recipiente onde possam ficar na vertical, sem amassar os pelos.

Dica: Se ao voltar a usar os pincéis estiverem duros, coloque-os de molha na água ou diluente por um tempo, isso fará com que voltem a ficar macios.


Rolos

Retire o excesso de tinta passando o rolo na bandeja, em seguida, limpe com um trapo ou jornal para retirar qualquer sobre de produto.

Dependendo do rolo, solte-o do cabo (uns soltam outros não, geralmente os grandes soltam) e mergulhe em água ou solvente (verifique o tipo que produto que está usando). Talvez precise trocar, no caso da água, algumas vezes.

Novamente tire o excesso de produto e lave em água corrente com detergente ou sabão neutro.

Seque bem e se tiver retirado o rolo (camisa) do cabo, coloque-o de volta.
Guarde pendurado pelo cabo para evitar que amasse.


Latas e Sobras de Tinta

É sempre útil quando sobra tinta, nunca se sabe quando vai precisar fazer algum pequeno retoque. Mas você deve tomar alguns cuidados porque a tinta pode mofar ou ressecar.

Para isso siga as dicas abaixo para aproveitar os materiais depois da pintura.
Jamais guarde a tinta se ela estiver diluída em água ou solvente. A água faz a tinta mofar, o solvente evapora ressecando a tinta.

Na hora de guardar, vede muito bem a lata, pois a entrada de ar resseca a tinta. Vire a lata com a tampa para baixo, isso evita que crie uma película na tinta e guarde-a se possível suspensa ou numa prateleira para evitar que tenha contato com a umidade.


Bandejas e Baldes

É só lavar muito bem com água ou solvente retirando o excesso da tinta, secar e guardar.

Dicas Bônus

·         Se você precisar parar a pintura e só for continuar no dia seguinte, para que suas trinchas não ressequem, molhe a trincha na tinta em seguida embrulhe com filme plástico e guarde na geladeira. No dia seguinte use normalmente. O mesmo vale para rolos e pincéis.

·         Se quando você for usar a tinta que sobrou e ela estiver com grumos ou pedaços é só coar, pode ser com um coador próprio para tinta ou até uma meia velha - Isso mesmo!! Quem não tem cão caça com gato!! Já dizia a expressão popular!




Comentários