- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Saiba como funcionam os sistemas de impermeabilização usados em elementos de fundação direta.
Embora não estejam expostas às intempéries, como sol e chuva, as fundações ficam em contato constante com a umidade do solo. Por isso, a impermeabilização é tão importante para evitar que a umidade suba pelas alvenarias e elementos estruturais e provoque uma série de consequências desagradáveis, como destacamentos de revestimentos internos e danos estruturais.
Além das tecnologias citadas nesta reportagem, há outras alternativas para impermeabilizar elementos de fundação. O importante é que o sistema escolhido seja adequado à qualidade do solo e às particularidades da obra em questão. Também é imprescindível a aplicação, conforme orientação do fornecedor do produto.
Veja abaixo uma pequena amostra do excelente artigo escrito pela Revista Equipe de Obra. Para ler o artigo completo clique AQUI.
SAPATAS
No caso das sapatas, uma solução usual é o capeamento com argamassa impermeável em toda a superfície da fundação (laterais e topo), antes de fechar as cavas. Após secagem completa, aplica-se tinta asfáltica impermeável com o auxílio de uma trincha.
Fonte: Revista Equipe de Obras - Reportagem: Juliana Nakamura
Apoio técnico: Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI).
Comentários
Postar um comentário