[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Conheça os tipos de impermeabilizante

Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra.

A vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela presença dos sistemas de impermeabilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Eles cumprem a função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações. Consequentemente, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão de armaduras.

Os impermeabilizantes são usados em praticamente todas as partes da construção, como fundações, subsolos, áreas molháveis, lajes, piscinas, reservatórios, paredes de contenção. As soluções disponíveis no mercado são variadas. Os fabricantes estão presentes em todo o Brasil, e seus catálogos técnicos contêm dezenas de produtos para atender a diferentes necessidades na construção.

Artigo retirado da Revista Equipe de Obra, para ler a reportagem completa clique AQUI

IMPERMEABILIZAÇÃO RÍGIDA
Na impermeabilização rígida, os produtos normalmente incorporam-se às estruturas tratadas (revestimentos de argamassa, pisos de concreto, fundações, etc.), adquirindo suas características. Por isso, sua eficácia depende, sobretudo, da integridade do sistema. Até pequenas fissuras podem servir de caminho para infiltrações e eflorescências.
Como esses produtos não resistem a movimentações intensas, seu emprego se dá principalmente em elementos enterrados, mais estáveis, como proteção contra a umidade proveniente do solo.
Cada produto tem seus próprios métodos de preparo e aplicação. Por isso, siga à risca os procedimentos indicados pelo fabricante e suas especificações sobre o consumo de material, tempo de secagem e necessidade ou não de proteção mecânica. Conheça a seguir os impermeabilizantes mais tradicionais e suas aplicações indicadas.
Fotos: Marcelo Scandaroli

Fonte: Revista Equipe de Obras  
Reportagem: Romário Ferreira Apoio técnico: Virginia Pezzolo, engenheira da Proassp Assessoria e Projetos; Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI); Sergio Pousa, engenheiro da Proiso Projetos e Consultoria de Impermeabilização; fabricantes.

Comentários