[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Verga e Contra Verga - Parte II

Para evitar atuação de cargas sobre esquadrias e trincas na alvenaria, é preciso prever esses elementos em vãos de parede. Veja como executar.


Portas, janelas ou aberturas em paredes de alvenaria exigem reforços estruturais, conhecidos como vergas - sobre o vão - e contravergas - abaixo da abertura, que melhoram a distribuição de cargas, evitando o aparecimento de trincas e impedindo esforços sobre as esquadrias.

Para ver o passo a passo completo que a Revista Equipe de Obra preparou para você, clique AQUI




Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 8 - Em seguida, rejunte os blocos com argamassa, retirando o excesso de massa com auxílio da colher de pedreiro.Passo 9 - Aplique uma camada de concreto na base interna dos blocos canaleta e, então, posicione pelo menos dois vergalhões de aço, espaçados um do outro em 1,5 cm. Para calcular o tamanho do vergalhão considere o tamanho do vão e acrescente 20 cm em cada lado ou a medida indicada no projeto





Fonte:
Revista Equipe de Obra
Reportagem: Gisele Cichinelli
Apoio técnico: Martinho da Silva Zacarias, instrutor pedreiro na área de alvenaria e revestimentos da escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).






Comentários