[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Decks de Madeira



Com a chegada do verão, é sempre importante ter dicas de acabamentos e manutenção.



Madeira, a melhor opção em decks.

Decks de madeira valorizam grandes áreas que margeiam piscinas e também podem embelezar, com muita praticidade, áreas que circundam banheiras e ofurôs. 

Os decks de madeira oferecem superfícies confortáveis para pés descalços. Sua resistência às intempéries faz com que seja boa alternativa para contornos de piscina ou banheira. 

Também deve haver um planejamento para os sistemas elétrico, hidráulico e de equipamentos como aquecedores de água e filtros. Quando colocados sob o deck, devem ter acesso facilitado por meio de painéis removíveis.


Piscinas

Além de serem ideais para circundar piscinas, decks são facilmente conversíveis em áreas de “solarium”, para repouso em esteiras, cadeiras ou, ainda, simplesmente como área de saída da piscina. 

Há outras opções como decks privativos, estruturas para sombreamento e áreas para guardar brinquedos, como boias e flutuadores. Por estarem constantemente expostos à umidade, mesmo os decks construídos com madeiras resistentes à intempérie requerem alguns cuidados. 

As duas faces e as extremidades do deck deverão ser revestidas com acabamento de proteção antes da instalação. Deve-se fazer uma verificação anual das tábuas sob o deck. 

A madeira para fixação das réguas e que servirá de apoio do deck sobre o piso, deverá ser da mesma espécie utilizada nas réguas.

O piso onde será apoiado o deck deverá ter uma boa drenagem, não permitindo acúmulo de água. Deve-se verificar a regulamentação das medidas de segurança existentes para esse tipo de equipamento.


Acabamentos  

Para proteger a madeira e a aparência do seu deck, recomenda-se o uso de Osmocolor Stain UV Deck, que prolonga a beleza da superfície. Trata-se de um acabamento transparente, com filtro UV, proteção fungicida e resinas hidrorrepelentes. 


Para assegurar vida longa com a aparência saudável às peças de madeira, todas as superfícies das tábuas que irão compor o deck devem ser tratadas antes de sua instalação.
Em casos de uso de madeira tratada sob pressão nos componentes estruturais, deve-se levar em consideração que este tipo de material já apresenta uma excelente resistência ao envelhecimento, ao apodrecimento e ao ataque de insetos. 

Independente disso, é recomendado e muito importante aplicar Osmocolor Stain UV Deck inclusive nas extremidades do madeiramento estrutural.



Tintas 

Em geral, as tintas comuns não são formuladas para resistir à ação extrema da intempérie como nas aplicações em decks. Com a exposição ao tempo, nestes casos, a madeira poderá fendilhar e a tinta apresentar descascamentos e formação de escamas. 

Para manter a aparência da superfície pintada torna-se necessária a remoção da película, lixamento e nova aplicação de tinta. Como acabamento mais estável para aplicação em madeira, recomenda-se Osmocolor Stain Cores Sólidas apresentado em diversas tonalidades. 

Recomenda-se também a sua aplicação em parapeitos, madeiras de fechamento, coberturas e tábuas dos decks das partes internas. Osmocolor penetra e acompanha os movimentos da madeira, por isso não trinca, não forma bolhas ou descasca.
    
       

Técnicas de acabamento

As madeiras de um deck deverão estar secas, mas não em demasia, antes da aplicação do acabamento. Sob o sol, sem proteção, a umidade da madeira evapora rapidamente. O resultando frequente é madeira rachada ou empenada. 

Por outro lado, essas madeiras podem ser recém-serradas, possuindo alto teor de umidade e dificultando a penetração dos acabamentos e stains nas suas fibras. A madeira estará pronta para receber acabamento quando for capaz de absorver rapidamente algumas gotas de água espalhadas na sua superfície. 

Antes de efetuar um acabamento, as plantas, estruturas, e equipamentos de paisagismo ao redor devem ser protegidos com lona plástica ou de tecido.

Stains semitransparentes devem ser aplicados com trincha e os transparentes, com rolo. Para os stains de cores sólidas, além da trincha, também podem ser utilizados rolo de lã de textura baixa.

O tempo é um dos segredos para o sucesso do acabamento. Deve-se evitar a aplicação com o tempo muito quente ou úmido, o que poderá dificultar a adesão do acabamento, ou criar problemas de alastramento. 

Deve-se evitar aplicação em dias muito frios, ou frios e úmidos, quando poderão ocorrer problemas de manchamento e demora na secagem. Sob temperaturas abaixo de 5°C e umidade acima de 90%, não vale a pena aplicar o acabamento.

Para madeiras resinosas, recomenda-se a aplicação prévia do verniz Isolare, da Montana Química, para evitar manchas e possível retardamento na secagem dos acabamentos. A migração das resinas naturais em algumas madeiras, por exemplo, o Ipê, pode comprometer até a durabilidade do acabamento.



Manutenção

Com manutenção regular o deck será uma grande atração no espaço de lazer durante muitos anos. Folhas caídas sobre o deck devem ser varridas com regularidade. Da mesma forma, é recomendável a limpeza de eventuais fendas existentes nas tábuas, com atenção especial aos cantos para remoção de limo e fuligem. A cada primavera e outono deve-se fazer uma limpeza geral.

O deck deve ser limpo por completo, não apenas nas partes em que a sujeira esteja aparente. Em vez de produtos de limpeza caseira, a melhor opção é o processo de esfregação e lavagem com a linha de produtos especializados para este tipo de limpeza que inclui Algideck, da Montana.

O produto possui grande eficácia na remoção de algas, fungos, bolor e mofo não só da madeira, mas também de pisos, azulejos, alvenaria e pedra.

Se a questão é a remoção de manchas ou renovação de madeira crua sem acabamento, Clarideck é a melhor opção. 

No caso de remoção de stain ou vernizes, a dupla Clarideck e Novodeck é a que proporciona os resultados mais rápidos e eficientes.


Clarideck é indicado para clarear e remover manchas de cimento e ferrugem da madeira. No caso da madeira acinzentada pela exposição à intempérie, o uso de Clarideck devolve a sua cor natural.




Novodeck é o produto indicado para remoção de acabamentos antigos de stains, tintas e vernizes. Neste caso, deve ser utilizado em conjunto com Clarideck. A remoção do acabamento antigo será muito mais fácil, rápida e econômica. 


Com a combinação Novodeck-Clarideck evita-se o uso de lixadeiras industriais, que além de necessitarem de mão-de-obra especializada, desgastam e reduzem a espessura da madeira. 

Depois de todo o processo, pode-se utilizar um esguicho pressurizado para remover resíduos superficiais. 

O melhor é um bico de esguicho que produza leque, pois os bicos rotativos que giram no bocal podem danificar a superfície. 

O período de secagem do acabamento com Osmocolor Stain UV Deck num deck deverá ser de, no mínimo, 72 horas antes de liberar para o tráfego. 

Este é o tempo necessário para que o produto penetre na madeira. Utilizá-lo antes da cura completa do acabamento poderá comprometer o trabalho, pois antes de estar completamente seco o produto ainda não penetrou na madeira para protegê-la.



Artigo de Dulcídio Ramirez Macedo, diretor Industrial da Montana Química S.A.

Comentários