Passo a passo: pintura em madeira


Sabe aquele móvel antigo ou aquela porta de madeira que não está fazendo bonito na decoração? Essas e outras peças que estão com o visual desgastado podem ser transformadas e ficar de cara nova, com uma solução simples e econômica: a pintura em madeira.




No post de hoje, vamos listar o passo a passo para você restaurar uma peça antiga e transformá-la em uma peça única, linda, que vai fazer toda a diferença na decoração. Gostou da ideia?


Vamos lá! Para começar anote o material:

Lixa fina nº 100
Lixa mais grossa nº 150 até 220
Pincéis e rolos macios
Flanela
Espátula
Bandeja para pintura
Massa para madeira
Tinta esmalte sintético

Passo a passo:

1. Use a lixa grossa para lixar toda peça e corrigir imperfeições. Em seguida, lixe com a lixa mais fina para proporcionar melhor acabamento.

2. Verifique se há furos ou partes danificadas. Com ajuda da espátula, aplique a massa para madeira, aguarde secar (siga recomendações do fabricante) e lixe novamente com a lixa fina. Essa etapa corrige imperfeições para nivelar a superfície da madeira.

3. Com a flanela umedecida retire todo pó.

4. Agora,  a peça está pronta para receber a primeira camada de esmalte sintético. Utilize o rolo em toda peça e para melhor acabamento nos cantinhos, use o pincel.

5. Durante a pintura, sempre retire o excesso de tinta do rolo ou do pincel. As camadas de tinta devem ser finas para evitar bolhas e tinta escorrida.

6. Entre uma demão e outra, aguarde o tempo de secagem recomendado pelo fabricante.

7. Indica-se de 4 a 5 demãos de tinta para um acabamento perfeito e maior durabilidade da pintura, sempre seguindo as orientações de secagem para um melhor resultado.

8. Pronto!  Deixe a peça secar totalmente e tenha um móvel novinho e exclusivo, como estes aí embaixo!








Fácil, não é mesmo? Então, está esperando o que para colocar a mão na massa e restaurar aquela mesinha sem graça, a cômoda com a pintura desgastada ou o armário desbotado?



Comentários