Conheça os principais tipos de lâmpadas e suas características





Lâmpadas fluorescentes, incandescentes, halógenas e de LED. 

O tipo de lâmpada e o consumo de energia elétrica é uma dúvida comum que sempre aparece na hora de comprar lâmpadas. 

Antes de entender as características dos diversos modelos, é importante definir o ambiente em que a lâmpada será usada, checar a tensão (127v ou 220v) e ficar atento para o consumo de energia – quanto maior a potência, maior o consumo de energia.

Na sala de TV, sala de estar, quartos ou em espaços de “relaxamento”, a iluminação pode ser mais suave para dar a sensação de conforto e aconchego. 

A indicação para esses ambientes podem ser as fluorescentes de luz amarela ou halógenas, embutidas em sancas de gesso.

Já nos espaços de maior atividade como escritórios, quarto de estudos, cozinha e lavanderia, por exemplo, a fluorescente compacta, de luz branca, é uma boa opção para uma iluminação difusa – ilumina todo ambiente de maneira uniforme. 

Se o objetivo for valorizar a decoração, as halógenas são perfeitas. Com elas, é possível destacar um ponto, peças ou objetos da decoração, como quadros e vasos de plantas.

Agora que você já definiu o local de uso, fique atento aos detalhes de cada tipo de lâmpada e faça a escolha certa!


Incandescentes
De luz amarela, são as mais populares. Duram até 1000 horas, vida útil pequena se comparada aos outros tipos de lâmpadas. 

Utilizada em residência, apesar de mais baratas, emitem muito calor e aumentam o consumo de energia – transforma 95% da eletricidade em calor e apenas 5% em luz.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, até 2016 serão retiradas do mercado e substituídas por lâmpadas mais sustentáveis e econômicas. O objetivo é evitar o desperdício e reduzir o consumo de energia.


Fluorescentes
É 80% mais econômica que lâmpadas incandescentes e possui vida útil longa. São conhecidas como lâmpadas frias ou de luz branca. 

Já existem os modelos luz amarela que substituem, à altura, as lâmpadas incandescentes.

Alta durabilidade, de 6 a 15 mil horas, a versão compacta é indicada para residências. 

Fluorescentes tubulares tem maior vida útil, de 12 a 24 mil horas, e são indicadas para áreas comerciais ou industriais. 

Não é uma regra, há quem opte pelas tubulares para uso na cozinha, garagem ou outros espaços. É uma ótima escolha para garantir iluminação de qualidade e economia na conta de luz.


Halógenas
Parecidas com as incandescentes, porém mais potentes. 

Halógenas são ideais para destacar a decoração com facho de luz direcionado que valoriza pontos ou objetos da decoração. 

Para iluminação geral, o uso é embutido em sancas de gesso.  Possui cerca de 2 a 4 mil horas de vida útil e economia de 20 a 40% se comparadas às incandescentes.



LED
Modernas, a redução de até 90% do consumo de energia é um dos principais benefícios. 

Com cerca de 50 mil horas de vida útil, não há no mercado outra lâmpada com durabilidade tão alta quanto às lâmpadas de LED, que ainda não ganharam tanta popularidade devido ao preço, bem superior aos dos demais tipos. 

É só fazer as contas, o LED é sinônimo de luz de qualidade e economia, em pouquíssimo tempo será uma das opções preferidas dos consumidores.

Fonte: Casa Show 



 

Comentários