Revestimento Cerâmico em Paredes - Parte I

Ao prever a posição das chapas, é possível reduzir desperdícios devido aos recortes necessários. Veja como garantir o alinhamento e a planicidade.

 


Antes de assentar o revestimento cerâmico, verifique se a parede está regularizada e limpa para evitar que os azulejos fiquem desalinhados ou descolem. Durante o trabalho, linhas de referência ajudam a manter o alinhamento. Preste atenção às orientações dos fabricantes, especialmente às instruções sobre como aplicar argamassa. A seguir, acompanhe o passo a passo. 




Conferências prévias


Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 1. Confira o prumo das paredes e o nível das esquadrias. Passe a régua sobre a parede para conferir se ela está plana.


Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 2. Confira se a profundidade de pontos elétricos e hidráulicos permite a inserção de uma chapa de cerâmica.


Planejamento


Passo 3. Se não houver um projeto de assentamento, é importante simular o posicionamento das placas para reduzir a quantidade de recortes.




Medições

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 5. Definida a paginação - posicionamento das placas -, utilizando a trena para identificar o ponto onde ficará a extremidade superior da placa da segunda fiada. Lembre-se de considerar a altura do piso, já que os azulejos devem ser assentados antes. Depois, transfira a marcação para a outra extremidade da parede com a mangueira de nível.





Dica

Para garantir o alinhamento horizontal em grandes vãos, estique linhas de referência a cada fiada. Em vãos menores, as referências podem ser marcadas a cada três fiadas.



Para ler o passo a passo completo produzido pela Revista Equipe de Obra clique AQUI



Fonte: Revista Equipe de Obra
Reportagem:Maryana Giribola

Comentários