[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Como escolher tomadas e interruptores



 


Foto: Marcelo Scandaroli

Veja como a corrente instalada determina o diâmetro dos plugues de tomada. Saiba, ainda, como optar por interruptores simples ou paralelos.

O padrão de tomada determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o bipolar com aterramento (2P+T), é fabricado com capacidade para 10 A ou 20 A.

Dentre os interruptores, por sua vez, há os simples - com acionamento a partir de apenas um ponto - e os paralelos, que permitem acionar a luz a partir de múltiplos pontos. Em ambos os casos, é o uso que determina qual modelo usar.

Leia esta reportagem da Revista Equipe de Obra na íntegra clicando AQUI

Para tomadas, o fator determinante é a potência dos aparelhos a serem conectados. Aquelas com plugues com diâmetro de 4 mm atendem a aparelhos que demandam até 10 A - a maioria dos equipamentos domésticos. Já as com plugues com 4,8 mm de diâmetro são usadas para aparelhos que consomem mais energia - até 20 A, como secadores de cabelo e aquecedores de ar.

Nesse caso, não apenas o plugue, mas toda a instalação elétrica deve ter sido dimensionada para tal finalidade.
Observar a diferença entre os plugues proporciona mais segurança e também economia, pois apenas alguns pontos precisam receber fiações, disjuntores e tomadas com maior capacidade de corrente. O terceiro furo das tomadas é destinado ao fio terra.


Fonte: Revista Equipe de Obra
Reportagem: Isis Nóbile Diniz

Comentários