- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Esses elementos de fixação se diferenciam quanto ao uso, tipo de rosca e tipo de cabeça. Saiba identificá-los e quando usar cada modelo
O tamanho de um parafuso é definido por seu comprimento e diâmetro (calibre), que varia entre um (o mais fino) e 20 (o mais grosso). O calibre é escolhido de acordo com a utilização e a carga a ser fixada. Geralmente em aço, os parafusos podem ser também de latão, níquel, bronze e cobre, materiais indicados para uso em cidades litorâneas ou ambientes sujeitos à corrosão.
Antes de usar, verifique se o parafuso não possui sinais de corrosão ou ferrugem. Ao armazenar, guarde-os em ambiente seco e na embalagem original, tomando o cuidado de evitar contato com umidade.
Antes de parafusar, para evitar rachaduras no substrato, é recomendável fazer furos piloto com uma broca. Esse procedimento geralmente não é necessário para parafusos auto atarraxantes, que possuem rosca cortante.
Para conhecer os mais diversos tipos de parafusos, leia a reportagem completa da Revista Equipe de Obra clicando AQUI
Fonte: Revista Equipe de Obra
Reportagem: Juliana Martins
Apoio técnico: Paulo Michelazzo, instrutor da escola Orlando Lavieiro Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Comentários
Postar um comentário