- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Manifesta-se pelo aparecimento de manchas na superfície pintada (freqüentemente provoca descascamento ou destruição da tinta PVA) ou pelo retardamento indefinido da secagem de tintas à base de resinas alquídicas (esmaltes e tintas a óleo).
Neste caso, a superfície apresenta-se sempre pegajosa, podendo até escorrer uma certa oleosidade.
A saponificação é causada pela alcalinidade natural de cal e do cimento que compõe o reboco.
Essa alcalinidade, na presença de certo grau de umidade, reage com alguns tipos de resinas não adequadas, acarretando a saponificação.
Para evitar esse problema, repetimos: antes de pintar o reboco, aguarde até que o mesmo esteja seco e curado, o que demora cerca de 28 dias.
Para corrigir a saponificação em tinta látex, recomenda-se raspar, escovar ou lixar a superfície, eliminando as partes soltas ou mal aderidas. Isto feito, aplica-se uma demão de FUNDO PREPARADOR PARA PAREDES, diluído conforme indicada pelo fabricante.
É importante salientar que as superfícies que apresentam permanentemente uma alcalinidade razoável devem ser pintadas com sistemas de pintura resistentes a essa condição.
Assim, deve-se usar produtos acrílicos (acrílicos puros ou acrilo-estireno), em sistemas de pinturas baseado em látex. Evitar o uso de produtos PVA e de esmaltes e tintas à óleo.
O fibrocimento, o concreto aparente e a barra lisa são exemplos de superfícies alcalinas.
A correção de saponificação em pintura alquídica (esmalte sintético e tinta óleo) é feita conforme segue:
Remover totalmente a tinta mediante lavagem com solventes, raspando e lixando.
Às vezes, pela dificuldade em remover esse tipo de tinta, costuma-se aquecer a pintura com um maçarico até que esta estoure, raspando-se em seguida, ainda quente (este procedimento somente é aconselhável quando executado por profissionais experientes).
Depois, aplicar uma demão de FUNDO PREPARADOR PARA PAREDES, diluído conforme indicado pelo fabricante.
Na sequencia, aplicar um sistema de pintura apropriado.
Consulte-nos para maiores informações.
Fonte: Abrafati/Tintas Imobiliárias
Comentários
Postar um comentário