[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Exemplos de Sistemas de Pinturas - Parte I


INTRODUÇÃO

PARTE II

PARTE III



Parte I - Explicação Geral

Considerando-se as diversas superfícies geralmente encontradas na Construção Civil, são indicados a seguir alguns sistemas de pintura já consagrados para ambientes interiores e exteriores, levando-se em conta os aspectos como qualidade, durabilidade e economia.

Cada fabricante pode recomendar sistemas de pinturas diferentes daqueles que serão apresentados a seguir, devido à linha particular de produtos associados à experiência própria.

Recomendamos que o usuário consulte o fabricante de sua preferência entre os participantes do Programa de Qualidade de Tintas Imobiliárias para obtenção de informações relacionadas com o sistema de pintura.

Há vários motivos para determinar a escolha dos sistema de pintura, como por exemplo:

1- Tipo e característica da superfície a pintar;

2- Condições ambientais a que estão sujeitas as superfícies, tais como ambientes rurais, ambientes urbanos (poluição), orla marítima, proximidade de grandes instalações industriais, áreas internas ou externas, etc.

3- Relação custo/benefício mais favorável;

4- Acabamento desejado - Cor, aparência,brilho, resistência, etc.

Vamos pressupor que a superfície esteja devidamente preparada e pronta para receber pintura, conforme recomendações de Preparação e Tratamento das Superfícies, e livre de qualquer defeito.

Nos esquemas de pintura que são apresentados a seguir, a operação "lixamento" não é citada em todos os exemplos. Entretanto, ela deverá ser efetuada conforme indicado no post "Preparação de Superfícies".

De uma forma geral, o lixamento deverá ser feito nas seguintes fases da pintura:
  • Superfícies novas: Lixar antes da aplicação de qualquer produto.
  • Superfícies já pintadas (repintura): Lixar antes da aplicação de qualquer produto, com o objetivo de fosquear as superfícies brilhantes e melhorar a aderência.
  • Após a aplicação e secagem do fundo, efetuar lixamento suave.
  • As massas niveladoras também devem ser lixadas após a sua secagem.
  • As massas niveladoras e os fundos, uma vez aplicados, não podem ficar muito tempo expostos as intempéries sem a aplicação da tinta de acabamento.

Fonte: Tintas Imobiliárias/ABRAFATI


Comentários