[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Como Pintar Paredes - PAP - Parte I



Passo a Passo - Parte I


PARTE II

Veja esta reportagem completa da Revista Equipe de Obra AQUI



Para um bom serviço de pintura é importante saber como escolher o material, definir os produtos e preparar a parede. 

Erros na preparação da superfície podem causar problemas como: eflorescência - formação de manchas esbranquiçadas devido ao reboco úmido; saponificação - manchas causadas pela reação da tinta com a cal e pelo cimento do reboco; desagregação - pintura e reboco se soltam; descascamento ou calcinação; formação de bolhas; aparecimento de manchas; fissuras e trincas. 

Se houver manchas por infiltração, verifique a causa e faça a impermeabilização. Antes de pintar, espere a umidade secar, limpe a área com solução de água e água sanitária e aplique um fundo preparador. 

Em ambientes internos podem ser aplicados os três tipos de tinta látex - Econômica, Standard e Premium. O acabamento - fosco, acetinado ou brilhante - depende do usuário, mas tintas brilhantes são, em geral, mais resistentes. 

Confira no rótulo da lata informações sobre indicação de aplicação, preparação da superfície e tipo de tinta, além da data de validade.

Pincéis e trinchas são usados para recortes e acabamentos e têm numeração indicando diâmetro ou largura. 

Ao escolher, dobre as cerdas. Se voltarem à posição inicial, os fios não se soltarão durante a pintura. 

Para áreas grandes, use rolos, de lã de carneiro ou sintética. Para acabamento, use rolos de lã de pelo curto. Ao escolher, aperte com força. 

Eles devem voltar à posição inicial. Umedeça- -os levemente em água antes do uso. Veja os passos para pintar uma parede.

Materiais e EPIs



Tinta, fundo preparador, massa regularizadora, solvente, rolo, pincel, trincha, bandeja, lixa, espátula, fita crepe, pano para limpeza, lona ou jornal para forrar, luvas, máscara, capacete e óculos. Dependendo da altura é necessário escada e extensor de rolo.


Dica Inicial:                                                      Retire folhas de janelas, portas, batentes, espelhos de tomadas, pregos. O que não puder ser removido deve ser protegido com fita adesiva. Forre o piso com plástico, jornal ou papelão. Evite dias chuvosos ou com vento, temperatura muito baixa e umidade relativa do ar acima de 90%. 

Passo a Passo

 


Passo 1

Para limpar as manchas, esfregue um pano umedecido. Espere secar para pintar. Se a mancha não sair, verifique a causa do problema para evitar que ela volte a aparecer.











Passo 8

Depois de despejar a água, misture novamente a tinta.







Fonte: Revista Equipe de Obra - Reportagem: Juliana Martins



Comentários