Tintas e Pintura: Proteção e Decoração

Por que pintar?


A finalidade fundamental de uma pintura é proteger e embelezar edifícios, instalações industriais e uma ampla gama de produtos industriais, tais como: automóveis, caminhões, geladeiras, móveis, navios, material ferroviário, etc. A sinalização de estradas, ruas e aeroportos também constituem exemplos marcantes da utilização das tintas.

As tintas aqui referidas são aquelas que podem ser transformadas no revestimento das mais variadas superfícies.

As tintas gráficas não estão englobadas nesta categoria de produtos por apresentarem características e utilização completamente diferentes.

As tintas imobiliárias, objeto desta publicação, são utilizadas no revestimento de edificações para uso residencial, comercial, escolar, hospitalar, dentre outros, conferindo-lhes simultaneamente proteção contra as intempéries, embelezamento, boa distribuição da luz e melhores condições de higiene.

Com o passar do tempo, todas as superfícies sofrem algum tipo de desgaste, seja devido ao uso, ao intemperismo natural ou a outros agentes externos; de acordo com a superfície ou substrato, a pintura tem funções específicas conforme demostramos nos seguintes exemplos:

Alvenaria

A pintura evita o esfarelamento, a absorção de água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento do mofo e das algas, etc.

A pintura é importante na decoração de ambientes, pois permite acabamentos com uma ampla variedade de cores, de textura e de brilho, dando um toque pessoal e preservando o patrimônio.

Madeira

Além de contribuir para o efeito decorativo, a pintura e o envernizamento são a solução para o problema da absorção de água e de umidade que geram rachaduras e o apodrecimento deste material.

Metal Ferroso - Aço Carbono

A pintura é a solução mais econômica que atualmente se conhece para combater a corrosão, principal problema deste tipo de superfície.

Metal não Ferroso - Alumínio, zinco, etc.

A pintura é  a forma mais eficiente de decorar (colorir), proteger e sinalizar estas superfícies.


Fonte: Tintas Imobiliárias



Comentários