[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Erros e Acertos

Erros e Acertos

Siga sempre as orientações do fabricante. Antes da pintura, a superfície precisa estar limpa, sem resquícios de fungos e sujeira. 

Em paredes novas , aguarde 28 dias para a cura do reboco, caso contrário poderão surgir manchas esbranquiçadas (eflorescência) ou bolhas. 

Quando o reboco estiver firme, ou seja, não se soltar (faça o teste com uma fita autocolante), passe uma camada de fundo preparador ou seladora para que o concreto absorva menos a tinta na hora da aplicação.

Em repinturas , lixe a superfície e elimine sujeiras e imperfeições. Quando houver mofo, remova-o com água sanitária, espere secar por 20 minutos e enxágüe com água. Gordura, graxa e sabão são retirados com água e detergente neutro.

Buracos de até 3 mm devem ser cobertos com três demãos de massa corrida ou acrílica. Em seguida, use fundo preparador e dê o acabamento com a tinta. Nas falhas de mais de 3 mm de espessura, refaça o reboco que estiver faltando. Espere 28 dias para a cura, e então proceda como se fosse uma parede nova.


No tom do bem-estar

A função de cada ambiente deve guiar a escolha da nuance adequada. “As tonalidades frias (azuis e verdes) parecem afastar e as quentes (amarelos, laranjas e vermelhos) fazem o contrário”, explica Vera Giraudon, professora de design de interiores da Faculdade Belas Artes de São Paulo. Além disso, está comprovado que as cores provocam sensações e reações diferentes no corpo humano.


Vermelho: é excitante. Na sala de jantar, por exemplo, estimula o apetite.

Amarelo: ativa o intelecto e a comunicação.

Verde: neutro, traz equilíbrio e harmonia.

Azul: o tom do céu acalma e inspira.

Roxo e lilás: estimulantes e relaxantes, favorecem a meditação e a concentração.

Laranja: alegre e social, traz otimismo e entusiasmo


Evite desperdício

Comprar tinta demais é perder dinheiro. E levar de menos pode prejudicar o resultado da pintura, já que a cor escolhida pode sofrer alterações de um lote para outro. 

Para acertar na quantidade, é preciso saber a área quadrada do ambiente a ser pintado. Meça a extensão de cada parede (desconte as esquadrias), some todas as medidas e multiplique pela altura do pé-direito, descobrindo quantos m 2 vai pintar. 

Some a área do teto (comprimento x largura), caso você deseja cobri-lo do mesmo tom. Multiplique o número final pelas demãos indicadas pelo fabricante (de duas a três). Por fim, observe o rendimento da tinta escolhida indicado na embalagem para saber de quantas latas ou galões necessitará.



Fonte: Revista Arquitetura & Construção – Março/2005


Comentários