Eflorescência

 


São manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Isto acontece quando a tinta foi aplicada sobre o reboco úmido.

A secagem do reboco dá-se pela eliminação de água sob a forma de vapor, que arrasta materiais alcalinos solúveis do interior para a superfície pintada, onde se deposita, causando a mancha. A eflorescência pode ocorrer, também, em superfícies de cimento-amianto, concreto, tijolo, etc.

Para evitar esse inconveniente, basta que se tenha o cuidado de aguardar a secagem da superfície antes de aplicar a tinta (tempo de cura). Todo reboco, concreto ou argamassa deve aguardar o período de cura de 28 dias.

Para corrigir a eflorescência, deve-se aguardar a secagem da superfície, eliminar eventuais infiltrações, aplicar uma demão de Fundo preparador para Paredes, diluído de acordo com as informações do fabricante.

Lembrando que, havendo vazamentos ou infiltrações de água, o fenômeno da eflorescência pode ocorrer mesmo após a cura completa do reboco. Portanto, deve-se observar atentamente a existência de vazamentos ou infiltrações.


Comentários