[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Desempenadeiras


 


Fotos: Marcelo Scandaroli

Modelos variam em relação a material do qual são feitos, tamanho, formato, superfície e borda. Saiba o que você precisa saber para escolher a ferramenta adequada a cada finalidade.


De forma geral, desempenadeiras podem ser de plástico, aço ou madeira; retas ou denteadas, com diversos tamanhos. Sua finalidade é desempenar, nivelar e uniformizar a espessura de revestimentos e massas para assentamento, ou, ainda, fazer sulcos para melhor fixação de cerâmicas e pedras. A base pode ser lisa, superlisa ou rugosa, com espuma ou borracha. 

» Reta: para trabalhos com argamassa, serve para dar acabamento a emboços, rebocos e pisos de concreto ou argamassa.

» Denteada: serve para preparar a argamassa industrializada para assentamento de cerâmicas e azulejos.

A largura dos dentes da desempenadeira influencia a quantidade de argamassa usada para assentar cerâmicas e azulejos. Para saber qual é a largura ideal dos dentes, Tolentino Soares de Souza, orientador da Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dá algumas dicas. Confira na tabela.

Para ler esta matéria completa, acesse o site da Revista Equipe de Obra clicando AQUI


Conservação

 Para manter a ferramenta em perfeito estado, antes de ser guardada ela deve ser limpa e receber uma fina camada de vaselina, principalmente se o material trabalhado for gesso. No entanto, se estiver empenada, enferrujada ou soltar farpas ou fiapos, deve ser aposentada. Um cuidado muito importante para aumentar a vida útil é evitar bater a lâmina, o que pode provocar o aparecimento de irregularidades.



TAMANHO DA CHAPA CERÂMICALARGURA DOS DENTES DA DESEMPENADEIRA
Até 400 cm²6 mm
De 400 a 900 cm²8 mm
Acima de 900 cm²10 mm
Revestimento externo (todos os tamanhos)8 mm


Fonte: Senai Tatuapé.



Fonte: Revista Equipe de Obra
Reportagem: Juliana Martins
Apoio técnico: Tolentino Soares de Souza, orientador de práticas profissionais da Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Senai, e Casto

Comentários