[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Descascamentos em Alvenaria






O descascamento da tinta pode acontecer quando a pintura for executada sobre caiação, sem que se tenha preparado a superfície.


A aderência da cal sobre a superfície não é boa, constituindo camada cheia de pó, devido sua baixa coesão. Portanto, qualquer tinta aplicada sobre caiação sem a preparação adequada, está sujeita a descascar-se rapidamente.


Tintas expostas durante anos às intempéries também provocam descascamentos, pois ficam calcinadas, similares às cais.


Para que isso não ocorra na pintura subsequente, antes de pintar sobre caiação ou tintas calcinadas, elimine as partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando a superfície. No caso de paredes externas, o uso de máquina de hidrojateamento é uma excelente forma de remover os resíduos.


Depois, aplique uma demão de FUNDO PREPARADOR PARA PAREDES, diluído conforme indicado pelo fabricante.


O descascamento da tinta também pode ocorrer quando, na primeira pintura sobre reboco, a primeira demão não foi bem diluída, ou havia excesso de poeira na superfície. Neste caso, lembramos que, quando se desejar aplicar a tinta diretamente sobre o reboco, a superfície deve estar firme e coesa e a primeira demão deve ser bem diluída (30% a 50%).


Para corrigir o descascamento recomenda-se raspar ou escovar a superfície até a remoção total das partes soltas ou mal aderidas. Em seguida deve-se aplicar uma demão de FUNDO PREPARADOR PARA PAREDES diluído conforme indicado pelo fabricante.


A utilização de MASSA NIVELADORA para alvenaria (massa corrida) para interiores em superfícies externas constitui outra causa do descascamento em alvenaria.


Para corrigir o problema, recomenda-se remover a Massa Niveladora para alvenaria para interiores e substituí-la pela aplicação de Massa Niveladora para alvenaria exteriores/interiores, sempre que desejar uma superfície lisa.


Se quiser uma superfície rugosa, aplicar Fundo Preparador de Paredes, após a remoção da Massa Niveladora para interiores.


Fonte: ABRAFATI/ Tintas Imobiliárias

















Comentários