[Infográfico] Esmaltes você sabe a diferença?

Como Escolher Tintas Imobiliárias

 Fotos: Marcelo Scandaroli

Escolha deve considerar substrato, rendimento, durabilidade e acabamento. Conheça as características de cada tipo de tinta e saiba como aplicá-las.


Com função estética e de proteção, tintas imobiliárias devem ser escolhidas com base na qualidade, e não no preço. “Não raras vezes, as mais econômicas têm baixa qualidade e exigem mais demãos, respingam mais e a capacidade de cobertura dura menos”, explica Gisele Bonfim, gerente técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).

Leia na íntegra esta completa reportagem da Revista Equipe de Obra clicando AQUI


O primeiro passo é optar por fabricante que faça parte do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, gerenciado pela Abrafati e que faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades.

A lista com os fabricantes comprometidos a produzir de acordo com as normas técnicas brasileiras está disponível no site www.tintadequalidade.com.br/qualidade-aprovada.

Em seguida, deve-se conferir o tipo da tinta: econômica, standard ou premium, além do acabamento – fosco, acetinado ou brilhante.

Todos podem ser aplicados em paredes de alvenaria em ambientes internos, mas ambientes externos, como fachadas, exigem tintas standard ou premium, com maior durabilidade e resistência a intempéries.


É importante sempre ler a embalagem, que traz informações sobre diluição e área de cobrimento.



COMPRA E DESCARTE



Fotos: Marcelo Scandaroli



O rótulo informa o rendimento de acordo com a embalagem – lata ou galão. Assim, basta medir a área a ser pintada e comparar com o rendimento para decidir sobre a compra.

Se a quantidade que sobrar for grande, é possível doar. Caso a sobra seja reduzida, é recomendável pintar papelão ou jornal que, secos, podem ser descartados em lixo comum, segundo Gisele.

Sobras de tinta e resíduos da lavagem da lata ou das ferramentas de pintura nunca devem ser despejados na rua ou no solo, pois podem chegar a cursos de água. O ideal é descartá-los – no menor volume possível – na rede de esgoto.

As latas devem ser encaminhadas a postos de entrega ou para a reciclagem. Solventes inutilizados devem ser enviados para empresas de recuperação ou incineração.


EMBALAGEM

Ela deve conter a identificação da empresa, o prazo de validade, o número do lote, a marca comercial, o nome do produto, o conteúdo, as referências às normas técnicas e a classificação.

Também deve indicar se a empresa participa de programas de controle de qualidade, bem como o nível de desempenho e onde pode ser aplicada.

A embalagem também traz instruções sobre diluição, preparo da superfície, tempo de secagem, número de demãos e condições ambientais ideais (umidade relativa e temperatura).

A durabilidade varia conforme o nível de qualidade, a exposição a fatores ambientais e a limpeza da superfície, sendo adequado repintar após dois anos.



Fonte: Revista Equipe de Obra - Reportagem: Isis Nóbile Diniz




Comentários